Patagonia e a Sustentabilidade na Moda

Acontece hoje, das 20:30h as 21:30 a Earth Hour, ou Hora do Planeta. Para repensar o nosso consumo de moda, convido você a conhecer a marca de roupas esportivas Patagonia.

A responsabilidade corporativa faz parte da Patagonia desde a sua concepção. O que a diferencia de tantas empresas que posicionam-se como eco friendly é o fato de que a Patagonia diz a verdade, pois o respeito a natureza faz parte de seu manifesto desde a sua concepção.

Fundada pelo alpinista Yvon Chouinard, a marca sempre trabalhou para garantir que sua cadeia produtiva seja segura, justa e humana. Chouinard vai na contra mão do fast fashion, movimento de moda rápida dirigido pelo imediatismo e compulsão dos consumidores. Um exemplo de sua política de trabalho foi o anúncio veiculado pela Patagonia em 2015 durante o Black Friday, no The New York Times. “Don’t Buy This Jacket”, dizia a propaganda. E isto não quer dizer que a Patagonia não quer vender a jaqueta azul, mas que o consumidor deve compra-la apenas se precisar dela.

Campanha da Patagonia veiculada em 2015. Fonte: thehuffingtonpost.com

O fundador da Patagonia nos convida a pensar. Sua estratégia de posicionamento vai contra tudo o que aprendemos na faculdade de marketing: Chouinard não quer vender mais, quer vender melhor. A missão da empresa – “ter o melhor produto, não causar males desnecessários, fazer de nosso negócio uma inspiração e implementar soluções para a crise ambiental“; é diferente da maioria das marcas.

Por mais que o consumidor e seu padrão de compras desenfreado seja responsável pelo impacto ambiental e social que nossas roupas deixam no mundo, as marcas são igualmente culpadas. Gosto de pensar em 5 R’s, ao invés dos conhecidos 3: Repensar, Reutilizar, Reparar, Reciclar e Repassar.

Devemos repensar soluções, sair de nossa zona de conforto e medir o impacto que nossas escolhas tem no planeta. Reutilizar roupas, mesmo que seja necessário repara-las. A Patagonia faz isto muito bem, em parceria com uma  start up californiana chamada IFixIt: o canal de vídeos da marca é repleto de tutoriais que ensinam o consumidor a consertar pequenos danos em suas roupas, evitando comprar uma nova. Não podemos deixar de pensar na reciclagem, claro, mas repassar roupas que não nos servem mais gasta menos energia do que reciclar o tecido.

O vídeo abaixo, feito com o apoio da Patagonia, mostra a pegada de poluição que deixamos no mundo através de nossas roupas. Convido vocês a assistirem, repensarem suas escolhas, desligar o computador e refletir. Afinal, já são quase oito e meia.