Documentário Revela O Mundo Secreto da Alta Costura

Realizado pela BBC em 2007, o documentário “ The Secret World of Haute Couture” revela os bastidores do seleto grupo de clientes da alta costura.

A Federação Francesa de Costura foi fundada em 1973 e aceita como membros apenas maisons que levam a etiqueta de haute couture, um título protegido pela lei do país e fornecido pelo Ministério Francês da Indústria. O grupo de empresas que fazem parte desta seleção  é revisado anualmente.

A Alta Costura é a Acrópolis da moda. Apesar de ser considerada por muitos um processo em ruínas, permanece como símbolo de elegância e savoir faire.  Muitas pessoas não entendem o que é a Alta Costura, pensando que os desfiles destas peças são apenas uma ação de marketing ou voltados para celebridades do tapete vermelho. Na verdade, ao ver uma atriz ou cantora de Hollywood vestindo um vestido de Alta Costura, a verdadeira cliente de couture desinteressa-se por ele.

Em Janeiro de 2016, a Chanel desfilou sua coleção de Alta Costura em Paris, cidade obrigatória para a apresentação de coleções dos membros da Federação e menos de um mês depois, o vestido apresentado por Kendall Jenner já desfilava nos tapetes vermelhos do Oscar.

 

O tempo que uma peça de roupa leva das passarelas aos clientes é hoje o menor da história. Ainda durante a semana de moda, clientes VIP frequentam os showrooms das marcas, onde podem encomendar vestidos, jaquetas e outras peças que serão feitas sob medida.

A Alta Costura é uma garantia de qualidade, uma tradição parisiense, moda reservada para uma exclusiva elite. O diretor do documentário, Loïc Prigent, revela ao mundo a magia reservada para poucos, matando a curiosidade de quem não pode ver de perto o que admira nas passarelas.