Fashion Rules, Moda e Realeza no Kensington Palace

Há algum tempo, estive na exposição Fashion Rules, no Kensington Palace em Londres.

A coleção reuniu 21 vestidos icônicos vestidos por Princesa Diane de Wales e Princesa Margareth, irmã da Rainha Elisabeth.

Se há alguém capaz de representar as tendências de moda de uma época, são os membros da realeza britânica. A responsabilidade de uma Princesa, porém, vai além de vestir os designers da alta costura: a população da Inglaterra espelha-se nestas pessoas para suas próprias escolhas. Kate Middleton é conhecida por ter vestido TopShop, marca britânica de Fast Fashion, enquanto o país enfrentava um cenário de crise, a fim de aumentar o consumo da população.

As tendências lançadas por Kate, Diana e suas antecessoras; são capazes de esgotar estoques de marcas em poucas horas. Mas é a intocável alta costura elegida por elas que nos faz sonhar e é isto que pode ser observado em Fashion Rules.

Modelo em alças criado por Hardy Amies:

A cintura marcada do New Look caracteriza as escolhas da Princesa Margareth durante a década de 50. Os drapeados e bordados revelam o trabalho artesanal das peças.

Mais conservador, este vestido é o mais recente da coleção:

Em visitas oficiais, a realeza adere a trajes típicos, como este usado em visita a Índia: 

O vestido desenhado por Bruce Oldfield foi usado por Lady Di nos anos 80 e leiloado após a exibição por 56 mil Libras:

Este modelo de ombro único é um Catherine Walker vestido por Diana nos anos 90:

 

Se você tem viagem marcada a Londres, não pode perder a atual exibição em cartaz no Kensington Palace.

Diana: Her Fashion History, começa neste mês e vai até Fevereiro/2019. Os tíquetes podem ser pré-reservados em www.hrp.org.uk